Depoimentos



De Maeve:

... Fernanda Dumbra  eh grande atriz (de teatro e tv), diretora (de teatro e tv), escritora, produtora cultural. Ela viu o video do vovô na minha pagina, e divulgou aos amigos dela no facebook com a seguinte frase: 
"Super-Homem? Esqueçam. Meus heróis são caras como esse. Maeve, querida, que homem impressionante o seu avô. Amigos, vejam isso e tentem não chorar. Eu não consegui."

de Simone Germano para Maeve
Espiritualidade... Lembrei-me agora com esse seu rebuscar no fundo do baú, de um texto do Leonardo Boff: “...O ser humano capta valores e significados e não apenas fatos e acontecimentos. O que definitivamente conta não são as coisas que nos acontecem, mas o que elas significam para a nossa vida e que experiências elas nos propiciam. As coisas, então, passam a ter caráter simbólico e sacramental: nos recordam o vivido e alimentam nossa interioridade. Não é sem razão que enchemos nossa casa ou o nosso quarto de fotos, de objetos queridos dos pais, dos avós, dos amigos, daqueles que entraram em nossa vida e significaram muito... Aqueles objetos não são mais objetos. São sacramentos, pois falam, recordam, tornam presente significados, caros ao coração...”
Que linda história Maeve. Que bom acolher esta energia e poder alimentar o espírito com esse bem em legado. Parabéns por toda esta bela história de vida.
Espero vê-la em cena em breve!! Bjs


De Ana van Dijk
 Cara Leila, encontrei o vídeo sobre teu pai por acaso aqui no facebook, e como disse a Loloca Maiorana, também me emocionei ao ouví-lo, bem com em relembrar daquela "porta", ainda na Mundurucus, por onde passei tantas vezes, com lista escolar nas mãos e um recado do meu pai, de que acertaria com o teu o pagamento depois, ainda naquela coisa de que criança não pega em dinheiro. E ele, o "seu" Jinkings, como a gente o conhecia, me atendia com todo o interesse e atenção, e eu saía de lá de braços cheios de livros e o coração orgulhoso por ter sido tratada como "gente grande"! Também conheci a história do teu pai através do meu e a da tua mãe - de quem herdei o nome - através da minha pela amizade de escola e de uma vida inteira.
O vídeo é uma grande e merecida homenagem a ambos, teu pai e mãe, que à mercê de todos os sacrifícios e desafios de uma época de medo e escuridão, trataram com muita competência e amor, de semear a esperança e a coragem nos filhos que tiveram e nos postiços que inspiraram ao longo da vida, como eu.
Parabéns a vocês e um beijo grande, enorme a sua mãe.
Bjs
Ana Isa
p.s sou filha do Ramiro e da Iacy Nazaré
___________________
De  Heitor Magalhães de Souza

Obrigado, Leila! Tenho certeza que os sonhos de, pelo menos, duas gerações de paraenses foram alimentados pelo exemplo, pelo incentivo e pelo trabalho do Seu Jinkings e da Dona Isa, tão queridos por todos nos. Durante toda minha vida lhes serei grato. 
Carinhosamente, Heitor.


____________________
De la Bellini

Heloisa Bellini
Obrigada Leila pelo vídeo documentário sobre o teu pai. Fico feliz e honrada de saber que minha cidade abrigou homens e mulheres de tamanha qualidade moral. Mas fico triste também de saber, "pelos jornais", que a livraria da tua família fechou definitivamente suas portas, encerrando um ciclo histórico no legado cultura...l de nossa cidade.
Um grande abraço amiga... a vida pro...segue

________________
Loloca

Rosângela Maiorana Kzam

Leila,não pude deixar de me emocionar vendo este documentário por ocasião da justa,justíssima homenagem que teu pai recebeu da Associação Nacional de Livrarias. A Jinkings,pra mim, desde a infância,era sinônimo de livro.Quando ainda não existiam técnicas de marketing tão apuradas,ela se fez pela coragem,determinação e simplicidade do teu pai.
Como era prazeroso dobrar a esquina de casa e frequentar a Livraria por anos e anos.Aprendi com meu pai a ter uma enorme admiração pelo teu pai e por toda tua família.
Seguramente o seu Jinkings conseguiu semear sonhos nas cabeças de muitos jovens daquela época.O sonho de transformar a sociedade através dos livros,enfim....da educação.
Um beijo grande.Loloca.
___________
de Maria Bethania Vinagre
Assunto: Semeador de Sonhos
Oi Leila.
Passei para ver o filme do sr. Jinkings que D. Isa me disse que vc havia postado. É emocionante ve-lo falar sobre suas conquistas!
Ainda na faculdade fiz um trabalho de coesão contextual sobre o filme A Vida é Bela, de Roberto Benigni, e seu maravilhoso personagem "Schopenhaueriano" Guido e todas as vezes que ouço D.Isa ou meu querido Antonio contarem histórias sobre seu pai estou sempre, sem querer, fazendo um parelelo entre os dois e suas trajetórias ricas em simbolismos. Ambos sofreram perseguições, um pelo absurdo anti-semita e outro por intolerancia política, e conseguiram transformar seus entornos retomando aspectos romanticos e poéticos de grandes paixões: a companheira, os filhos, os amigos, os livros, o conhecimento ... Tranformando o que poderia ser um desastre em exemplo de vida e obra
Ao final, a família ainda tem o privilégio de se resguardar de ver aquele grande homem extinto e decide que ele irá continuar vivo, ainda que dentro das mentes e corações. Parabéns pela decisão!
Nós, os "agregados" agradecemos pelo grande exemplo semeado em seus descendentes.
"Sou o que quero ser".
Betãnia


(...)
O que é que determina que conduta moral só é fator de relevância, dentro da religião? Quem foi que disse que não se pode praticar Caridade, Beneficência, Indulgência, Tolerância, Humildade, Respeito e Amor ao Próximo fora da rotulação religiosa?

Será que eu não posso amar ao meu próximo, como a mim mesmo, sem religião?

Será que eu não posso adquirir a consciência de que só devo fazer ao meu próximo o que gostaria que fizessem comigo, sem religião?

Conheci um homem, chamado Raimundo Jinkings, em Belém do Pará. Ele era um dos homens mais dignos, honrados, honesto, trabalhador, decente e possuidor de um coração enorme, que já conheci. Mas era ateu. Foi a minha primeira convivência mais próxima com um ateu, porque eu tinha muita curiosidade em saber como eles eram, já que fui criado com a absurda cultura de que todo ateu, necessariamente, era servo do tal satanás, pessoa má, bandida, terrorista e bem bandida. Não vi nada disto nele e em vários outros ateus que conheci depois. É claro que tem ateu safado, também.

Será que todo o seu histórico de vida, numa conduta proba, digna e honesta não valeu nada, só porque teve ele o rótulo de ateu e não estava inserido no tal universo chamado cristão?

Gente, até o nome do próprio Deus, o Criador, a religião se apropriou, indevidamente. Chegaram a ponto de inventar a Teologia, uma matéria que não é única como a Física, a Matemática e outras exatas, visto que o seu conteúdo existe conforme a conveniência da religião que ministra o curso.
(...)
Alamar Régis Carvalho
( Alamar tem comentários semanais no sistema Rádio Fatos, que é uma rede de quase 300 emissoras de rádios AM e FM, de todo o Brasil. Ele aborda assuntos do cotidiano. O Rádio Fatos é um sistema, com base em Brasília, gerador de programas jornalísticos para várias emissoras. O depoimento foi colhido por Helena Beatriz, do Forum Espírita)


A Homenagem de Isa

Não morrerás em mim. Não morrerás
assim como uma sombra na distância
o vento no horizonte e, nas manhãs,
a alegria mais pura que inventamos.
Serás presente em tudo e viverás
o segredo de todos os momentos.
Todas as coisas gritarão teu nome
e o silêncio mais puro, o mais sutil,
aquele que mais dói e acende as noites
e o ser profundamente intranquiliza
-este restituirá o movimento,
a eternidade viva de teus passos
e a certeza mais limpa de que nunca
tu morrerás em mim.

NÃO MORRERÁS.
(Sonetos do azul sem tempo)
1964/1978.
Poesia de Gilberto Mendonça Teles