domingo, 28 de fevereiro de 2010

Jinkings: Um Amigo dos Livros e um Livro Perdido


De: joao carlos
Assunto: Re: amigo dos livros
Para: "Isa Jinkings"
Data: Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2010, 23:03


Querida D. Isa,
penso que, na vida, logo depois do amor, o sentimento que mais nos aproxima de Deus é a gratidão.
Sou - e todos os amigos da Livraria Jinkings  deveriam ser - imensamente agradecido(s) ao saudoso sr. Jinkings e a vocês, sua família.
Se pude ter livros é porque vocês me permitiram comprá-los, numa época de pouco dinheiro. Meu primeiro livro, comprado com a pequena mesada que recebia, saiu do balcão que havia na garagem de sua casa. Me lembro do "seu" (do nosso) Jinkings, sempre atarefado, sempre preocupado em dar atenção a todos. Recordo, como se fosse hoje, de uma conversa que papai teve com ele. Eu era menino e escutei isto:

- Jinkings, a coisa não está boa em São Paulo.
- Joel, onde faltam direitos humanos, nunca a coisa pode estar boa.

Essas frases ficaram na minha memória, porque foi a primeira vez que ouvi a expressão "direitos humanos". Isso aconteceu por volta de 1968.
A simples, mas muito verdadeira, homenagem que prestei a este grande humanista teve o propósito de despertar consciências. Gostaria (e vou dizir isto a ele) que o  Arnaldo Jordy apresentasse um projeto de lei, para a criação de uma estátua de bronze, em tamanho natural, a ser instalada ao lado da de Ruy Barata, no Parque. É o mínimo que se pode fazer pela memória de Raimundo Jinkings. 
Se pude, nesta vida, trabalhar pela cultura de nossa terra, muito devo aos livros que li e que foram comprados (em suaves prestações) na Livraria Jinkings.
Receba, Dona Isa, e peço que transmita ao Álvaro, ao Toninho, à Leila e a todos que estavam à frente da Livraria (como esquecer do Ronaldo e da Cleo?) o meu carinho e a minha imensa gratidão.
Com muito afeto
João Carlos
 ----- Original Message -----
From: Isa Jinkings
Sent: Wednesday, February 24, 2010 8:41 PM
Subject: amigo dos livros

Meu querido João Carlos,
Li com emoção tua linda crônica de segunda-feira.
Te vimos crescer e acompanhamos teu desenvolvimento intelectual, as vitórias que vens acumulando, tua inegável simplicidade.
A amizade e o respeito que nutríamos por teu pai são os mesmos que te dedicamos.
E saber que pessoas como tu cultuam a memória de nosso Jinkings nos conforta muito.
Obrigada, em nome da família, e um grande abraço da amiga
Isa Jinkings. 

Nenhum comentário: